Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club

Na continuidade do trabalho de mais de quatro décadas a Transformar Lisboa, o Finalmente Club procura, actuando na área de Entretenimento e Lazer, mas também enquanto baluarte do exercício de Liberdade de Expressão, articular as várias disciplinas das Artes Cénicas, valorizando o Palco como lugar de transformação, destacando as múltiplas formas de expressão artística, o papel da Arte na Luta pelos Direitos Humanos, particularmente na Luta pelos Direitos das Comunidades LGBTQIA (Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer, Intersex and Asexual).
É pela a valorização do Transformismo enquanto Arte Cénica e de todas as disciplinas que o vinculam – o Teatro, o Circo, a Música, a Dança, a Cenografia, os Figurinos, etc. – que este prémio internacional se institui, procurando dignificar o Palco, mas também as expressões de Liberdade que o Palco permite.
O Troféu Internacional Artes Cénicas Finalmente Club é um galardão atribuído anualmente, instituído a 01 de Maio de 2016, tendo como Embaixador Fernando Santos (Deborah Krystall), Director Artístico do clube e dos mais reputados Transformistas em Portugal.
No ano em que se comemorou 40 anos do Finalmente Club, ao club nocturno coube a Honra e o Privilégio em atribuir o Troféu Finalmente ao mais reputado artista de Palco em Portugal, Herman José, personalidade incontornável no mundo das Artes Cénicas, um Transformador do Palco, do Riso, do Género, da Sociedade.

Membros do Júri

PRESIDENTE DO JÚRI
José António Marquina
Proprietário do Finalmente Club
Arquitecto galego a residir em Lisboa faz mais de uma década, altura em que se tornou o proprietário do actualmente mais antigo club de transformismo em Portugal.

ARTES CÉNICAS E DO TRANSFORMISMO
Fernando Santos
Director Artístico do Finalmente
O mais reputado artista transformista português nomeado para um Globo de Ouro (2010) na categoria de Melhor Actor pelo seu desempenho em “Morrer como um Homem” (2009) de João Pedro Rodrigues.

SECRETÁRIO DO JÚRI
Paulo Jorge Pereira
Advogado
Doutor em Ciências Sociais é advogado do Finalmente Club.

CULTURA
Aida Tavares
Directora Artística do teatro São Luiz
Com um longo percurso profissional em programação e produção culturais em várias entidades públicas e privadas, Aida Tavares integrou, em 2002, a equipa do São Luiz Teatro Municipal. Com experiência acumulada de mais de uma década em produção e programação artística, a partir de 2006 torna-se coordenadora da direcção de cena. É gestora/directora-executiva e adjunta da direcção artística desde 2010.

FIGURINOS
Filipe Faísca
Designer de Moda
Licenciado pelo IADE, enquanto estudante, participa nas Manobras de Maio, no Largo do Século, em Lisboa. Em 1991, integra a Official Selection for Mediterranean Europes Young Creative Biennale, em Valência, e apresenta a sua primeira coleção na ModaLisboa. Em 1993 inaugura o atelier Filipe Faísca ao mesmo tempo que trabalha com Ana Salazar. Impõe-se como um dos mais surpreendentes criadores de guarda-roupa e figurinistas para teatro, ópera, ballet e cinema.
Com 2 Globos de Ouro para Designer de Moda Português (2007; 2015), o talentoso criador que nasceu em Moçambique, é também dos mais reputados vitrinistas, tendo trabalhado com as maiores marcas, tal como a Hermès, entre outras.

JORNALISMO
Rita Ferro Rodrigues
Jornalista e apresentadora da SIC
Activista e feminista reconhecida pelo grande público português, nos programas – quer de entretenimento quer de informação – por onde passa deixa sempre a sua marca relativa às questões de Género e LGBTI. Juntamente com outra jornalista e apresentadora de televisão Iva Pamela, criou e desenvolveu uma Plataforma Media de apoio à causa feminista: Maria Capaz que, obtendo grande sucesso junto dos cibernautas, mudou o seu nome para Capazes sendo hoje, simultaneamente, uma Organização Não Governamental.

PODER LOCAL
Carla Madeira
Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia
Especialista em Gestão e Administração Pública, foi assessora na CML durante 5 anos nas áreas da Educação e do Desenvolvimento Social. Para além da sua intensa actividade cívica e como activista social, é autarca desde os 26 anos de idade, desempenhando vários cargos partidários.

PRODUÇÃO
Luís Lobo Alves (Xana)
Produtor
Produtor executivo faz décadas, trabalhou no Trumps durante dois períodos distintos, no Chapitô por quase uma década, no Teatro São Luiz, foi proprietário de um restaurante no Bairro Alto para voltar a trabalhar no Finalmente Club, onde também já tinha exercido as funções de produtor executivo.

ASSESSORIA CULTURAL
Ulika da Paixão Franco
Assessora de Imprensa
Proprietária de uma pequena agência de comunicação que se distingue por assessorar projectos comunitários e de desenvolvimento humano que se prendam com as questões de educação, ambiente, acções de sensibilização contra a discriminação étnica, de género, LBGTI. Concebe, desenvolve, comunica e promove projectos culturais nas áreas da música, teatro, literatura, cinema, moda, lifestyle, etc.

Vencedor 2016
Herman José

Vencedor 2017
Rossy de Palma

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish